sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tratamento para eliminar Piolhos de Pássaros


Os piolhos, apesar do minúsculo tamanho, acabam trazendo grandes danos para os pássaros, podendo levar até a morte em casos mais extremos. Eles são parasitas que se localizam na superfície do corpo dos animais, sendo que nas aves podem ficar na pele, penas e até mesmo nas narinas, causando grande incomodo.
 
 
Os nossos pássaros geralmente são infestados quando entram em contato com aves contaminadas, geralmente pardais, rolinhas ou pombas que vivem soltas e que vem até as gaiolas em busca de comida, por isso torna a prevenção um pouco mais difícil.
 
Os principais sintomas são:
 
Os pássaros ficam muito agitados, coçando o corpo a todo momento, tentando tirar algo das penas(os piolhos) que o esta incomodando. Dependendo do grau de infestação, as aves podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas:
 
  • Perda de Apetite;
  • Irritabilidade;
  • Lesões pelo corpo;
  • Queda e perda do brilho das penas;
  • Param de Cantar;
  • Fraqueza e até mesmo a morte.

Prevenção:
 
Todos os novos pássaros que adquirimos devem passar por uma espécie de quarentena, com isso poderemos observar se a ave está com alguma doença ou comportamento estranho, com isso evitamos que ela entre em contato e contamine o restante das nossas aves.
 
Outro ponto importante é que ao percebermos a presença de algum pássaro infestado, devemos separa-lo dos outros imediatamente, se ele fica em uma gaiola individual deve-se trocar a gaiola e fazer o tratamento do pássaro e a desinfecção da gaiola.
 
Pássaros que costumam tomar banho quase não apresentam infestações, pois dificulta a procriação dos piolhos. Deve-se observar as frestas das gaiolas, como por exemplo os encaixes dos poleiros, nestes locais os piolhos costumam se esconder.
 
Tratamento:
 
Existem diversos medicamentos a venda, caso você adquira algum siga a risca o que está prescrito na bula.
Também temos vários tratamentos caseiros, que apresentam ótimos resultados, dentre eles:
 
Colocar algumas gotas de vinagre branco na banheira, este procedimento deve ser repetido várias vezes, pois o vinagre mata os piolhos mas não mata os ovos, com isso caso tenha ovos nos pássaros, assim que eles forem nascendo e a ave tomando banho eles irão morrer;
 
Coloque 100 gramas de fumo de corda dentro de 1 litro de álcool e deixe por 3 dias, depois retire o fumo de corda e para cada 250 ml deste liquido acrescente 750 ml de água normal. Este liquido deverá ser borrifado nas gaiolas, poleiros, paredes onde tenham os piolhos e nos pássaros caso eles não sejam muito arredios. Com cerca de 5 dias os piolhos devem estar acabados.
 
Espero que este artigo possa ajudar a quem está com problemas de piolho em casa, caso tenham alguma dúvida fiquem a vontade para cadastrar no nosso Fórum e fazer a pergunta , é de graça e não demora nem 1 minuto sequer, ou então deixe um comentário aqui no blog. Aproveitem também e assine nosso feed e receba as matérias diretamente no seu email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário