sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Farinhada Caseira para alimentar Filhotes de Canários


 Existem no mercado diversas opções de farinhadas secas para alimentar filhotes, algumas não são tão boas, seja pela máqualidade dos componentes ou então pelo excesso de corantes ou produtos nocivos aos filhotes e também aos pássaros adultos.


Uma alternativa boa e barata e fazer a nossa própria farinhada em casa, com certeza ela não vai ficar tão balanceada quanto às de melhor qualidade, mas teremos certeza dos produtos que estão sendo usados na composição e que nossos pássaros não irão ter problemas.

A base de qualquer farinhada caseira é o ovo cozido, a ele podem ser acrescentados inúmeros alimentos. O uso da farinhada é importantíssimo em todas as épocas do ano, principalmente na época de reprodução.
Esta farinhada foi retirada do livro “Manejo, A eficiência na produção”, dos autores Eliane Seixas e Gilberto Seixas.

200 gramas de farinha de rosca ou pão
300 gramas de fubá de milho branco
100 gramas de leite em pó desnatado
200 gramas de flocos de cereais (Neston)
200 gramas de gérmen de trigo


Para preparar a farinhada basta misturar todos os ingredientes e guardar em um pote bem fechado. Caso você tenha poucos filhotes pode diminuir a quantidade dos produtos. Para cada ovo cozido e passado pela peneira misture duas colheres bem cheias da mistura acima. Sirva de manhã e a tarde e não guarde um dia para o outro pois pode azedar.

Você também pode misturar cenoura ou beterraba ralada um pedaço de alho triturado ou suplementos prontos como o Proteinato de Cálcio e o Premix Vitamínico. Alguns Pássaros não gostam muito de farinhada, para que eles passem a gostar de comer, cozinhe algumas sementes como a colza e o Níger e mistura, quando eles forem comer as sementes vão acabar comendo a farinhada e gostando do sabor.

Esta farinhada serve para qualquer pássaro, seja canário belga, agapornis, periquitos, calopsitas…
Se você tiver uma outra boa receita deixe um comentário falando as quantidades.
Visite nosso Fórum, temos várias informações legais e dicas úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário