sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aprenda tudo sobre criar Calopsitas na Mão


Não é aconselhavel tirar os filhotes dos pais para poder cria-los na mão, com certeza eles vão ficar muito mansos mas tem outras formas de domesticar uma calopsita. Contudo algumas situações nos forçam a pegar os filhotes para criar, como nesta postagem em que eu disse que a mãe dos filhotes tinha abandonado o ninho. Neste caso ou você alimenta o filhote no bico ou ele vai acabar morrendo. Então é melhor aprender como fazer e caso seja necessário coloque as mãos na massa e salve os filhotes.

Vale lembrar que para o filhote ficar manso não basta apenas alimenta-lo desde filhote mas sim trata-lo com carinho, paciencia e muito amor. Têm várias marcas de papa para filhotes, procure adquirir uma de boa qualidade e que não esteja vencida. Compre sempre um pacote fechado, isso garante que ela estara em boas condições.

A papa deve ser servida morna, para isso basta misturar a papa com água e deixar uns 10 segundo no microondas, ou então esquentar a água no fogo e misturar a papa. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, isto evita problemas com queimaduras no filhote.

Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas.
Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar com a ajuda de uma alicate, ela vai ficar assim:

Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, seguindo a tabela abaixo:
 
3 Semanas: as 7:00 hs, 11:00 hs, 15:00 hs 19:00 hs e 23 hs
4 Semanas: as 7:00 hs, 12:30 hs, 17:30 hs 20:00 hs e 22:30 hs
5 Semanas: as 7:00 hs, 15:00 hs e 22:00 hs
6 e 7 Semanas: as 7:00 hs e 22:00 hs
8 Semanas: 22:00 hs
 
Lembrando que a partir de 4 semanas você pode deixar um pote com sementes que o filhote começa a descascar as sementes e a comer sozinho, portando será uma fase de transição entre a papinha e as sementes. Outro detalhe é que estes horarios não tem que ser seguidos a risca, ou seja, se as 10 da manhã você perceber que o papo do filhote está vazio então você deve tratar dele. A tabela é apenas um guia para nortear o tratamento.

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha. Aqui fica um video de um filhote que estamos criando aqui em casa.
Qualquer dúvida é deixar um comentário ou então acessar nosso Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário