sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Splayed Legs – Filhotes com pernas abertas


Fiz uma postagem sobre um problema que aconteceu com um filhote de calopsita nascido aqui em casa, vocês podem conferir ela clicando aqui. Infelizmente este filhote acabou morrendo, não teve como salva-lo, mas fui atrás de respostas para o motivo dele ter ficado com as pernas abertas daquele jeito, sendo que fui informado que teria dois motivos, sendo eles:

  1. Problema genético por causa do cruzamento entre irmãos por exemplo;
  2. Falta de material no fundo do ninho, como pedaços de papel ou maravalha(pedaços de madeira).

O meu ficou assim por causa do ninho, que não tinha material no fundo, sendo que ele tinha ficado muito liso e o filhote ao tentar ficar em pé para comer acabava escurregando, ficando então com as pernas totalmente abertas.

Só tem uma solução para tentar amenizar este problema, pois resolver é quase impossivel, sendo que é necessário colocar um pedaço de espuma segurando as pernas, de modo que elas fiquem  juntas.
 
Na imagem eu improvisei um arame usado em sacolas de pão ou biscoito, depois consegui a espuma e troquei:
 
Para que este tratamento funcione, é necessário que ele seja iniciado o quanto antes, pois os ossos ainda estarão crescendo.
Não é garantido que as pernas ficarão normais, mas com certeza, caso o pássaro consiga sobreviver, ele terá uma vida muito melhor.
 
Ele chegou a ficar bem melhor, já se apoiava nas pernas, mas infelizmente acabou morrendo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário