sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aprenda a Construir uma máquina de Soprar Sementes


Estava dando muito trabalho ficar soprando os potes com as sementes que dou aos meus pássaros e como era muita quantidade acabava era ficando sem fôlego, por isso dei uma pesquisada nainternet e acabei encontrando uma máquina de limpar sementes, basicamente ela separa as sementes que ainda não foram comidas e as cascas das sementes que já foram comidas.
 
Esse processo para quem tem uma boa quantidade de pássaros além de economizar tempo, vai também reduzir os gastos com compra de alimentos. Mas quem tem uma ou duas aves em casa, nem compensa fazer a maquina.
 
Ela é bem simples, é uma estrutura feita em cano de PVC de 40mm, sendo que tem uma entrada por onde colocaremos as sementes e uma outra entrada de ar, eu utilizei um secador de cabelos.
Em baixo tem duas saidas, uma para as sementes limpas e outra para as sujas.
 
Tirei uma foto da máquina de limpar sementes desmontada e com todas as medidas dos canos, a maquina é uma das mais simples de ser feita, mas o resultado é muito bom.
 
Aqui é uma foto dela já montada:
 

 
Para separar as sementes deve-se ligar um secador de cabelos ou outra fonte de ar na “entrada de ar”, ai então deve-se colocar as sementes com calma no funil, as sementes vão cair direto pelo cano, enquanto as cascas vão ser sopradas para o cano do outro lado e irão cair na saida de sujeiras.
 
Uma boa separação das sementes vai depender da velocidade do vento, então se você perceber que está saindo muita sujeira junto com as sementes, aumente a velocidade do vento até perceber que só está saindo as sementes limpas, mas não estiver saindo semente alguma, ai deve-se diminuir a velocidade. É só fazer alguns testes que rapidamente dá pra regular a velocidade do ar.
 
Nas saídas de sementes e cascas sujas deve-se colocar um pote em cada, para separar as sementes e a maquina deve ser montada em uma caixa de madeira, ou apoiada em um local firme para dar mais segurança na hora de colocar as sementes. O gasto para a construção é muito pequeno, aqui não cheguei a gastar R$12,00 uma vez que já tinha o secador de cabelos.
 
Materias utilizados para fazer a maquina:
 
2 metros de cano de PVC e 40mm
2 junções Y/forquilha de 40mm
2 curvas ou joelhos de 40mm
1 curva grande serrada ao meio de 40mm
1 funil
1 secador de cabelos ou outra fonte de vento
2 potes onde irão cair as sementes limpas e as cascas
1 caixa para montar a maquina
 
Para ver as imagens em um tamanho maior é só clicar em cima delas, e caso queiram salva-las em seu computador, basta clicar com o botão direito e depois clicar em “Salvar imagem como…”, caso tenham alguma dúvida sobre o funcionamento, ou não consigam salvar a imagem, é só deixar um comentário que eu explico melhor, ou então me mandem uma mensagem por meio do nossoformulário de contato.
 
Peguei o projeto desta maquina no forum do site AVESPT, e o forum é excelente, trata de todos os assuntos relacionados a pássaros, sendo que para acessar o link deste projeto basta clicar aqui, o autor do projeto é desconhecido até este momento, mas no site ele foi posto pelo Sr Armando Moreira.
 
E ai, alguem testou a máquina ai na sua casa? Deixe uma mensagem falando sobre as dificuldades que vocês tiveram, ou se ficaram com alguma dúvida, ou ainda se tem algum projeto mais facil de ser construido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário