sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Criação de periquitos em gaiolas individuais


Na postagem Mudanças no Sistema de Criação eu apontei alguns problemas que tive com a criação de calopsitas e periquitos em viveiros comunitários, diversas brigas e ataques a ninhos de outros casais me custaram a perda de diversos ovos e filhotes de calopsitas e periquitos. A solução que eu encontrei foi separar os casais e iniciar novamente.

No caso dos periquitos, eu peguei e desmontei uma gaiola feita de madeira e utilizei os materiais para fazer esta gaiola abaixo. Ela ficou espaçosa e muito cômoda para os casais. As portas foram feitas com forro de PVC e amarradas na madeira com abraçadeiras de plástico. Todos os materiais são baratos e fáceis de usar.


Os ninhos estão presos na gaiola por dois fios flexíveis, destes de fazer instalação elétrica, ou seja, eu posso remove-los para fazer limpeza, trocar o ninho ou apenas para ver os filhotes e coloca-los novamente no local. Para limpar basta raspar o fundo ou então colocar um papelão. Na parte de trás tem um espaço por onde as sujeiras passam, sem contar que posso lavar as prateleiras.

A idéia que quero deixar é que não é necessário ter muito dinheiro para ter uma pequena criação de pássaros, basta ter criatividade para fazer as instalações e principalmente respeito com os animais, ou seja, talvez seja mais fácil deixar 3 casais em um espaço onde caiba apenas um, mas os resultados serão péssimos e em casos extremos podem acontecer mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário