sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Criação de pássaros em Viveiro ou Colônias


Hoje vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de se criar agapornis, calopsitas, periquitos e outros psitacideos em viveiros. A criação em viveiros tem algumas vantagens, principamente se pensarmos no manejo dos pássaros que se torna muito mais rápido pois com 3 minutos podemos trocar a comida e a água de todo o viveiro. Isso economiza muito tempo e é uma grande vantagem para quem tem outro trabalho ou não tem um grande tempo disponivel. A limpeza também se torna mais rápida


Para criar em viveiros devemos tomar alguns cuidados, entre eles é bom destacar que devemos ter mais ninhos do que casais, isso evita (ás vezes) brigas entre as fêmeas pelos mesmos ninhos. O ideal seria termos 15 ninhos para cada 10 casais, sendo que estes ninhos deveriam ficar todos na mesma altura, se for possivel.

Outro ponto importante é que se for possivel devemos colocar apenas casais prontos dentro do viveiro, tomando este cuidado não acontecerão brigas para  se formar os casais. Vale lembrar que normalmente são as fêmeas que escolhem os machos e que elas dão preferência para os machos mais novos. Um periquito doente poderá contaminar todo o viveiro.

Um ponto negativo nesta criação é que não temos muito controle sobre os cruzamentos, afinal quem garante que um fêmea não pulou a cerca. Os casais nos viveiros também demoram um pouco mais para criar.

E o principal ponto é que podem acontecer brigas entre casais (disputando ninhos, parceiros, comida) e o pior é que um casal pode atacar e matar os filhotes do ninho de outro casal.

Esses são alguns pontos importantes, caso você se lembre de outro nos fale que eu acrescento nesta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário