sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Alimentação dos Canários e Outras Dicas


Anteriormente já falamos sobre o Local para instalação do Canaril, sobre a escolhadas Gaiolas, Acessorios e Utensilios para a criação e por ultimo sobre a Escolha dos Canarios Reprodutores. Hoje vamos falar sobre a alimentação e Manutenção dos canarios. Vamos falar sobre algumas sementes, verduras, frutas e outros alimentos.
 
Alimentação dos Canários:
 
Os canarios são granívoros, ou seja, a base da alimentação é composta por grãos, sendo que os mais usados são o Alpiste e o Painço e podemos complementar oferecendo outras sementes como linhaça, colza, cânhamo e niger.(Clique na imagem para aumentar)
 

 
Além disto podemos oferecer Frutas (Maçã, Pera, Laranja…), Verduras (Almeirão, Chicória, Mostarda…) e Legumes (jiló, pepino…). A muita controvérsia sobre a quantidade a ser oferecida, uns defendem que estes alimentos podem ser dados diariamente, outros dia sim dia não, alguns dão uma vez por semana e tem quem nunca dê… Portanto cada um deve testar e ver o quemelhor se adapta aos seus pássaros.
 
Outro alimento importante é a farinhada a base de ovo, sendo que ela pode ser preparada em casa, a base é pão seco triturado e ovo cozido (Pode ser o ovo inteiro ou apenas a gema), a esta base acrescenta-se outros produtos como flocos de cereais(aveia, milho, arroz), cenoura ralada, maça, alguma vitamina…
 
Lembre-se que as farinhadas a base de ovos, as frutas, verduras e legumes devem ser colocadas na parte da manhã e retiradas a tarde, pois elas azedam com muita rapidez e podem trazer problemas para os pássaros.
 
Não existe uma mistura de sementes ideal ou que seja considerada a correta, mas para canários a mistura deve ter pelo menos 60% de alpiste. Cada criador faz a sua mistura de acordo com as suas possibilidades e experiências.
 
Na gaiola deve ter um comedouro com uma mistura de areia lavada e se possivel esterilizada e cascas de ovos torradas e trituradas. Esta mistura é importante pois auxilia os canários a triturar os alimentos na moela, uma vez que eles não possuem dentes.
 
Novamente falo da água e da importância de trocar todos os dias, a agua fornecida deve ser limpa e sem aditivos quimicos como o cloro. Na agua podemos administrar vitaminas, vermifugos e outros remédios, pois os pássaros com certeza irão beber, mesmo que ela esteja com um gosto diferente. Faça o seguinte teste, pegue um bebedouro com água a mais de um dia e que aparentemente está limpa e agite a água, veja a cor e o cheiro que ela vai ficar.
 
A alimentação dos pássaros varia de acordo com a fase da sua vida, sendo que eles tem necessidades alimentares diferentes quando estão em fase de repouso, na muda de penas, na época de acasalamento ou com filhotes.
 
Atividades Diárias na Criação:
 
  1. A água deve ser trocada,
  2. As sementes devem ser sopradas e renovadas;
  3. As farinhadas, verduras, legumes ou frutas devem ser trocadas ou retiradas;
  4. Os forros das gaiolas devem ser verificados e caso estejam muito sujos devem ser trocados;
  5. Se possivel as aves devem ser expostas ao Sol;
  6. Deve ser colocada uma banheira para os Canarios tomarem banho(duas a três vezes por Semana)
  7. As grades e poleiros devem ser higienizados(Quinzenalmente);

Alguem tem alguma receita de farinhada caseira ou de mistura de sementes? Deixe um comentário falando como ele é feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário