sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saiba tudo sobre a criação de Manon

Acabei de comprar  dois Manons Machos, vou ficar com eles esperando duas fêmeas para que possam fazer casais, vou aproveitar e prosseguir com a série de postagens sobre as caracteristicas das diversas espécies de pássaros, abaixo fica a foto de um dos dois machos.


 
O Manon (Lonchura Striata Domestica), também conhecido por Bengalin do Japão é originário da China mas foi “selecionado” por pesquisadores japoneses que fizeram diversos cruzamentos com a espécie silvestre chinesa Lonchura Striata, chegando ao Manon que temos atualmente. Existem em três cores básicas, o Negro-marron o Moka e o Canela e temos também as misturas entre essas três cores, como o Manon Negro-cinza, Moka-cinza e Canela-cinza; e Pastel Negro-marron, Pastel Moka e Pastel Canela; ainda Arlequim Negro, Arlequim Moka e Arlequim Canela. A principal caracteristica é o instinto maternal que eles tem.
 
 
Negro-Marrom: Maioria das Penas São negras ou Marrons.
Moka: Ausencia parcial da cor negra, pode ser mais escuro ou mais claro.
Canela: Ausencia total da cor negra, deve ter um marrom avermelhado.
 
Diferenças entre machos e fêmeas:
 
O Manon não apresenta diferenças entre machos e femeas, mas podemos identificar os machos colocando vários em uma gaiola comunitária, sendo que o macho irá começar a cantar emitindo alguns sons curtos, abrindo levemente as asas e eriçando as penas da garganta e do peito, daí podemos observar todos que cantam ou então colocar este macho em outra gaiola e ir colocando os outros manons junto com esse macho, um de cada vez, sendo que os que também cantarem serão machos, enquanto que a fêmea irá ficar quieta.

 
Alimentação:
 
A alimentação é bem simples, consiste em sementes como o Alpiste, Painço, Senha e outras sementes e deve ser complementada com verduras como o Almeirão, Couve, Chicoria, além de uma fonte de cálcio, que pode ser um pote com areia ou um complemento liquido. 
Quando está na época da reprodução, chocando ou cuidando do filhotes, deve-se dar uma alimentação reforçada com uma farinhada para pássaros a base de ovo.
 
Acasalamento:
 
Os Manons podem botar até 8 ovos por ninhada, com 5 a 7 dias que eles cruzarem já começaram a botar os ovos, a incubação dura até 18 dias e o macho ajuda a fêmea a chocar os ovos. Com 45 dias em média os filhotes já estão comendo sozinhos e podem ser separados dos pais, pode-se utilizar o mesmo ninho que usa-se para os Periquitos Australianos deixando palha seca de milho, capim seco ou outro material para confecção do ninho, os filhotes são muito resistentes e os Manons reproduzem o ano inteiro, contudo devemos deixar pelo menos 3 meses do ano sem que eles choquem para que possam descançar. A gaiola deve ser mais comprida do que alta, pode ter 40 cm de comprimento po 30 largura e 30 cm de altura ou até menores.
 
Instinto Maternal:
 
Os Manons são muito utilizados como ama-seca de outras espécies que não são bons pais como os Diamantes de Gold, Mandarins e Bicos de Lacre, eles chocam os ovos destas espécies como se fossem deles mesmo e não descuidam-se um minuto sequer dos ovos e da criação dos filhotes adotivos. É mais aconselhavel trocar os ovos que os Manons botaram pelos ovos das outras espécies, ou seja, os dois casais têm que estar chocando, contudo tem casais que aceitam chocar e criar os filhotes sem estar chocando, isto vária de Manon para Manon, mas geralmente vão aceitar sem problemas.
 
Os Manons são muito fáceis de serem criados, por isso sempre procuro adquirir mais alguns exemplares. E você, tem algum manon na sua casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário