sexta-feira, 17 de maio de 2013

Doenças em cachorro


Comportamento do Cachorro


A raiva também é conhecida como hidrofobia, é muito fácil de ser percebida devido as alterações no comportamento do cachorro que indicam a raiva. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais de “sangue quente” domésticos ou selvagens.
Alguns sintomas de raiva no cão são:
Agressividade;
Descontrole;
Morder objetos;
Rosnar em excesso;
Pupilas dilatadas;
Inquietação;
Convulsões.
“A Raiva foi reconhecida e descrita por volta de 2300 anos A.C. Zinke, em 1804, descobriu a natureza infecciosa da saliva de um cão raivoso. Pasteur, entre 1882 e 1888, demonstrou o neurotropismo do vírus, preparou e utilizou a primeira vacina contra Raiva em um menino (Joseph Meister).”
Para evitar a raiva temos vacinas que são dadas anualmente em animais que podem ter raiva, é importante vacinar seu dog pois a raiva canina causa inflamação no sistema cerebral do cão, prejudicando seriamente seu amiguinho.
Lembrando que: A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo.
Vacine, não deixe seu melhor amigo morrer de raiva!

Verminose em cães: Um mal remediável!


Vermes em cães são comuns e também muito fáceis de tratar. Tanto em filhotes quanto em animais adultos ministra-se medicamentos vermífugo com doses indicadas para cada idade e peso. As infestações costumam resultar da ingestão de ovos ou larvas presentes no ambiente contaminado, mas também existem os casos da penetração de larvas pela pele por algumas espécies de vermes. Caso haja infestação de vermes o caso complica, mas não é irreversível.
Mas afinal, o que é VERMINOSE? Verminoses são doenças causadas por vermes que se alojam principalmente nos intestinos, mas que também podem afetar outros órgãos como esôfago, estômago, coração, pulmões, rins e fígado. Os danos decorrentes da infestação dependem de diversos fatores como a carga parasitária, a idade do animal, as condições imunológicas, o ambiente em que vivem com suas condições de higiene e manejo e o curso concomitante com outras doenças.
Os sintomas da presença de vermes são: falta de apetite resultando assim na perca de peso, diarréia, vômitos, barriga abaulada, olhar triste, magreza, fezes moles e até mesmo vermes visíveis nas fezes do animal, podendo também ocorrer episódios de coceira na região anal e presença de vermes nas fezes.
O tratamento é feito através de vermífugos que existem no mercado e que são determinados pelo veterinário que irá escolher o melhor caso.
Veja uma demonstração na tabela abaixo, sobre a dose de vermugos conforme peso.
A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva para animais com os mesmos vermífugos para “proteger” seu animal da infestação.]
Doença cinomose, assunto sério!

A cinomose é uma doença contagiosa provocada pelo vírus CDV que afeta a todos os cães, sendo raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados. Junto com a doença normalmente aparecem infecções causadas por bactérias. Essa doença não passa para humanos, porém o humano pode carregar vírus e passar para um animal sadio. O vírus da cinomose tem pouca resistência no ambiente o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença.
Transmissão
É transmitida por via de aerosóis de todo tipo de excreções dos animais infectados (corrimento nasal e ocular, urina, fezes, etc.).
O vírus entra por via respiratória ou oral, vai para os órgãos linfóides onde se replica e se dissemina para outros órgãos.
Sintomas
Os sintomas começam com corrimento nasal (tosses, espirros), diarréia e vômito, emagrecimento, apatia, e entre outros sintomas.Nos fetos ou filhotes pode causar a diminuição da produção do esmalte dos dentes.
Com o agravamento da doença podem ocorrem sinais neurológicos, devido o comprometimento do tecido cerebral (encefalite), causando ataxia (locomoção prejudicada), paralisia dos membros (geralmente começa com os posteriores), convulsões…
A cinomose compromete o sistema de defesa do animal, então é comum aparecerem infecções secundárias à doença, como a pneumonia bacteriana.
Tratamento
Atualmente algumas terapias podem auxiliar cachorros com seqüelas de cinomose, como é o caso de acupuntura. O tratamento é feito com antibióticos, vitaminas, pomadas, entre outros; dependendo sempre do estado do animal para tentar controlar ou extinguir os sintomas ou infecções secundárias, dando suporte e esperando que o organismo do animal reaja contra ao vírus. Por isso é muito importante a prevenção através da vacinação (V8 ou V10).
Devemos usar de todos os recursos disponíveis para salvar o cão; buscar muitas dicas de alimentação e medicamentos para ajudar a reforçar o organismo do seu cachorro para ele lutar contra esse maldito virus. Se o cão atingir a cura, ele ficará apenas temporariamente imunizado e continuará sendo vacinado anualmente.
Não abandone seu cachorro no momento em que ele mais precisa da sua ajuda. Pois, ele não faria isso com você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário