sexta-feira, 17 de maio de 2013

como forrar o fundo da gaiola


Oi pessoal!
Outro dia um cliente da loja onde eu trabalho meu trouxe um assunto importante para se discutir.
“Posso forrar o fundo da gaiola com Areia para gato?”
Fiquei um tanto surpresa e disse: “Não. Não é para aves. É para gato!” e ele me perguntou o porquê…
A explicação dada: “Areia para gato não é apropriada, pois solta muito pó e pode fazer muito mal para o sistema respiratório da sua ave. Além de não poder ser ingerida pela ave, o que pode acontecer, já que as aves adoram picar tudo que alcançam. Normalmente essas areias são feitas de argila natural, mas viram um torrão quando o gato faz xixi nela, certo? Imagine a reação dela no papo da sua ave. Vira um torrãozinho quando ele ingerir água junto e nunca será digerido.”
Por isso, se alguém te disser: “Nossa, usa areia de gato. Sai mais barato e você pode trocar só uma vez por semana!” Esquece. É furada para você e para seu passarinho.
Uma alternativa para isso é a Pipi-WC, Cama natural de Celulose, que vendem para roedores e aves. Esse material não causa problemas se for ingerido por seu pequeno. É feita para isso. Com ela podemos forrar o fundo da gaiola, tirar o excesso de sujeira todos os dias e fazer a trocar total a cada 15 dias. Ela diminui os odores e não solta poeira.
Cama natural de Celulose
Cama natural de Celulose
Provavelmente você já viu isso em alguma loja que tem Mosaico para aves, como na foto abaixo. Tem gente que vê e acha que pode usar areia de gato por ser “parecida”. Não, não…
Mosaico para aves com cama natural de celulose
Mosaico para aves com cama natural de celulose
E para muitos, o comum: PAPEL!
Só use jornal se sua ave não alcançá-lo para picar. A tinta do jornal contém chumbo e pode intoxicar seu pequeno. Se o passarinho alcança, use papel sem coloração, sulfite (para gaiolas pequenas, já que não é barato) ou faça como eu, use papel Kraft ou Semi-Kraft. Vende em grandes papelarias como a Kalunga. É um rolo enorme que dura bastante tempo.
Rolo de Papel Kraft ou Semi-Kraft
Rolo de Papel Kraft ou Semi-Kraft
O papel deve ser trocado diariamente! Mas antes de tirá-lo da gaiola, borrife um pouco de água para a poeira não subir quando movimentá-lo. Isso evita doenças para a ave e você. =)
Bom, né? Tudo limpo e todos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário