Originário do Japão, a raça Akita ou também chamada de Akita Inu (“Inu” = cão – em japonês) recebeu esse nome em homenagem à província de Akita.
Esse cão possui uma aparência de lobo, tendo as fêmeas um porte menor do que os machos. O seu peso oscila entre os 33,7 e 48,6Kg. Podem apresentar as seguintes cores: branco, sésamo (pelagem vermelha com pontas pretas), vermelho e tigrado.
Esta raça tem uma esperança média de vida de aproximadamente 12 anos de idade. É uma ótima opção para crianças por ser muito paciente. Late pouco, normalmente quando é necessário. Costuma uivar quando está necessitando de alguma coisa.
O akita é um cão geralmente afetuoso, seguro, protetor e bem corajoso. Por ser uma raça esportiva é ideal para acompanhar seus donos durante caminhadas e passeios. Não é indicado para quem mora em apartamentos, pois mesmo sendo um cão calmo e silencioso necessita de espaço para se exercitar.
É possessivo com seu território e com seus donos, o que faz desta raça excelente guardiã, tanto de propriedades quanto pessoal. Por ser muito apegado ao dono é também apelidado de “cão de um dono só”.
É um cão bastante inteligente, porém precisa ser ensinado para atender ao dono. O ideal é que se habitue o Akita, desde filhote, a conviver com pessoas “estranhas” para que se garanta um maior controle das suas reações em situações inesperadas. Dificilmente atende ordens de estranhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário