sexta-feira, 17 de maio de 2013

Métodos para alimentar o seu cão


Apesar dos longos anos de convivência, o ser humano ainda encontra dificuldades em fornecer os cuidados mínimos necessários a seus animais. A nutrição é a ciência que estuda as necessidades diárias de todos os nutrientes (proteínas, gordura, carboidratos, vitaminas, minerais e água) sendo que os requerimentos nutricionais variam conforme a idade, o estado físico e o modo de vida do animal.
Uma nutrição adequada é muito importante para um bom desenvolvimento do filhote, além de proporcionar melhora na saúde do seu cão. Nutrir seu animal de forma inadequada (excesso ou deficiência de nutrientes) pode resultar em alterações fisiológicas, mau desenvolvimento corporal e má constituição óssea, obesidade e alterações reprodutivas.
Há três métodos de alimentação: livre escolha, alimentação de tempo controlado, e a alimentação com rações controladas.
A livre escolha é quando há mais alimento do que o animal consome e sempre disponível, onde se limpa o prato do animal todo dia e renova-se o alimento. Este método apresenta algumas vantagens como: causa um efeito de tranqüilidade ao ambiente e diminui a agressividade entre os animais. Mas também apresenta desvantagens: o cão com anorexia não é diagnosticado, principalmente quando possui mais de um cachorro, outro problema é que o cão pode vir a ficar obeso. Esse método pode ser variado entre os cães, pois alguns comem em pequenas refeições várias vezes ao dia, enquanto outros comem uma grande refeição uma vez ao dia. Recomenda-se que seja utilizada em filhotes que já alcançaram 90% de peso adulto, prevenindo doenças esqueléticas.
A alimentação de tempo controlado fornece ao animal mais alimento do que ele consome dentro de um período de tempo, geralmente entre 5-30 minutos e depois se retira. É o melhor método, pois permite ao criador um alto grau de controle sobre a dieta do animal. Esse método permite que o proprietário acompanhe o consumo alimentar do animal e observe qualquer alteração na ingestão ou comportamento alimentar. A desvantagem é que requer mais tempo e conhecimentos do criador, normalmente esse problema ocorre quando há um grande número de animais.
A alimentação com ração controlada administra-se ao animal uma quantidade específica de alimento, porém inferior a quantia que o cão comeria se o alimento não fosse restrito.
Ambas alimentações são administradas uma ou mais vezes por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário