sábado, 23 de fevereiro de 2013
Fotos dos Canários do Lucas Souza
Fotos dos filhotes do segundo nascimento de agapornis de 2010
A Importância do banho para os canários e periquitos
Aprenda a cortar unhas de canários belga e periquitos
Não existe como evitar o crescimento das unhas, porém você poderá retardar um pouco colocando poleiros de diversas espessuras (uma mais fino, outro mais grosso…), esse procedimento busca imitar a natureza, onde os pássaros tem diversas opções de galhos para pousarem, assim acabam desgastando naturalmente as unhas.
Caso acidentalmente você corte no local errado e a unha comece a sangrar, lave o local com água fria e em poucos segundos o sangramento irá parar.
Fotos dos canários do Bruno Azevedo Gomes
Canario belga reprodução
A reprodução dos canários belga no Brasil normalmente acontece nos meses de agosto até dezembro, sendo que os casais podem começar a serem preparados em meados de julho e então serem finalmente colocados juntos no inicio do próximo mês, ou seja, estamos na época ideal para conseguirmos obter sucesso na criação de filhotes de canários.
Lembre-se que todos os detalhes, por menores que sejam, fazem toda a diferença entre o sucesso e a tragédia durante a reprodução dos canários belgas, por isso clique aqui para ver as postagens e relembrar alguns dos principais passos para conseguir tirar uma grande ninhada de canários.
Fotos dos Canários do Claudio Cabral
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Criação de periquitos em gaiolas individuais
Na postagem Mudanças no Sistema de Criação eu apontei alguns problemas que tive com a criação de calopsitas e periquitos em viveiros comunitários, diversas brigas e ataques a ninhos de outros casais me custaram a perda de diversos ovos e filhotes de calopsitas e periquitos. A solução que eu encontrei foi separar os casais e iniciar novamente.
No caso dos periquitos, eu peguei e desmontei uma gaiola feita de madeira e utilizei os materiais para fazer esta gaiola abaixo. Ela ficou espaçosa e muito cômoda para os casais. As portas foram feitas com forro de PVC e amarradas na madeira com abraçadeiras de plástico. Todos os materiais são baratos e fáceis de usar.
Os ninhos estão presos na gaiola por dois fios flexíveis, destes de fazer instalação elétrica, ou seja, eu posso remove-los para fazer limpeza, trocar o ninho ou apenas para ver os filhotes e coloca-los novamente no local. Para limpar basta raspar o fundo ou então colocar um papelão. Na parte de trás tem um espaço por onde as sujeiras passam, sem contar que posso lavar as prateleiras.
Você pode iniciar uma criação comercial de Canário Belga?
Para se ter sucesso na criação são necessários alguns requisitos, dentre eles podemos destacar:
- Gostar muito de pássaros:
Como toda profissão, se você não gostar do que faz vai acabar se demostivando e perdendo o interesse e quem vai sofrer com isso são os canários; - Ter algum dinheiro para investir: Afinal você precisará de comprar canários, gaiolas, comedouros, bebedouros, vitaminas, rações, sementes…;
- Tempo Disponivel: Quanto mais casais você tiver mais tempo você irá gastar com eles, lembre-se que a água deverá ser trocada diariamente, que não pode faltar comida, quando os filhotes nascerem você terá mais trabalho ainda;
- Espaço para criação: Neste ponto é extremamente importante observar que cada casal terá pelo menos 10 filhotes por estação de cria, e que você terá que ter um espaço para os filhotes enquanto não os conseguir vender;
- Parceiro que não reclame: Imagine sua esposa(o) todo dia reclamando do barulho, sujeira e outras coisas que acontecem na sua criação? Com certeza iria ser complicado administrar;
- Disposição de aprender: Ninguém é dono da verdade, talvez um amigo ou outra pessoa tenha uma técnica que vai fazer você conseguir 5 filhotes a mais por ano em cada casal, ou diminuir o disperdício de comida, ou seja, você tem que aprender com as outras pessoas e melhorar sempre;
- Pesquisa de mercado: Veja quem pode comprar os seus filhotes, qual o preço que irão pagar, quantos filhotes pretendem comprar, enfim, não adianta você ter canarios belga de ótima qualidade mas não ter ninguém para comprar.
Estas são 7 dicas básicas que todos devem seguir antes de iniciar qualquer tipo de criação de canários belga com fins comerciais. Lembre-se que todos os grandes criadores começaram com poucos casais e ao longo do tempo aumentaram e aprimoraram suas criações, conseguindo desta forma sucesso. Todas as dicas acima servem para quem quer criar Agapornis, Calopsitas, Periquitos Australianos ou qualquer outro pássaro.
Aproveite e veja a nossa série de postagens com dicas para você aprender a criar canários belga,basta clicar aqui.
Cuidados com a água que seus canários bebem
A água é o elemento fundamental e indispensável para todos os organismos vivos e deve ser consumida de forma abundante ou com certeza acabaremos morrendo em pouquíssimos dias. Este é um dos grandes motivos para sempre oferecermos água de qualidade para nossos canários, uma vez que a presença de impurezas como bactérias, produtos químicos ou sujeiras com certeza irão comprometer a saúde, o desenvolvimento e a fertilidade dos canários e outros pássaros, levando até mesmo a morte.
O ideal é oferecer água mineral ou filtrada tanto para beber quanto para tomar banho, pois inevitavelmente eles beberão a água destinada ao banho, você também pode ferver a água para matar qualquer tipo de microorganismo que esteja presente.
Devemos trocar a água diariamente, de preferência na parte da manhã, para que as aves tenham sempre água fresca e limpa para tomar ao longo do dia. Outro detalhe importante é que devemos de preferência usar bebedouros externos para servimos água, pode ser de formato “garrafinha” ou o “meia Lua” isso evita que os pássaros defequem dentro da água e com isso a contaminem. Se você não tiver estes potinhos coloque não coloque a água debaixo dos poleiros, ou os canários vão acabar sujando toda a água.
Deixe um comentário falando os cuidados que você toma com a água dos seus pássaros ou então nos fale alguma dica.
Adaptação dos pássaros no novo criador
Nestes casos, o canário está enfrentando problemas para se adaptar em sua nova casa uma vez que existem diversos fatores que podem interferir e estressar o canário, veja alguns:
- CLIMA DIFERENTE:
Temperatura, umidade e qualidade do ar; - AMBIENTE DIFERENTE: Pessoas, gaiolas, espaço físico, comedouros e bebedouros;
- ALIMENTAÇÃO: Sementes, verduras ou farinhada diferentes;
- ILUMINAÇÃO: Luz natural ou artificial diferentes;
- RUIDOS:
Sons diferentes e muitos outros.
Diante de tantas variáveis alguns canários belga acabam se estressando, com isso seu metabolismo pode acabar se modificando, provocando desde leves diarréias até mesmo a muda de penas.
- Observe os comedouros e bebedouros que o pássaro está acostumado, alguns canários acostumados com potes normais de água terão dificuldades em encontrar a água nos potes tipo garrafinha;
- Pergunte qual alimentação que o pássaro recebe e faça uma transição gradual para a que você fornece para os seus;
- Mantenha uma iluminação próxima a que o canário estava acostumado e vá mudando aos poucos
- É importante que TODOS os pássaros que compramos fiquem em um período de quarentena, pois ele pode parecer sadio e estar com algum problema de saúde.
Seguindo as dicas acima você terá um canário cantando desde o primeiro minuto que ele chegar na sua casa.
Aproveite e tire um minuto para responder a nossa pesquisa e ganhar um super kit de produtos,basta clicar aqui.
Aproveite e tire um minuto para responder a nossa pesquisa e ganhar um super kit de produtos,basta clicar aqui.
Use corretamente o ninho e o poleiro na sua gaiola
O ninho para canário belga deve ser colocado na grade traseira da gaiola, ficando distante pelo menos 1cm da grade lateral, isto faz com que as fezes dos futuros filhotes não fiquem acumuladas na grade e caiam dentro do próprio ninho.
Estes dois pequenos detalhes irão fazer uma grande diferença, pois se os ovos estiverem sujos de fezes provavelmente não irão nascer filhotes, já a fêmea ao voar para o poleiro mais próximo não irá fazer movimentos bruscos, e com isso a chance dela arremessar um ovo ou filhote para fora do ninho diminuem muito.
Download de cantos para ensinar filhotes de canário belga
Vou deixar aqui 5 cantos de Canário Belga para que vocês possam baixar e usar para ensinar os seus filhotes.
Canto de Canário Belga 02
Canto de Canário Belga 03
Canto de Canário Belga 04
Canto de Canário Belga 05
Filhotes de Agapornis Lutino
Hoje nasceram dois filhotes do meu outro casal de Agapornis, sendo uma Fêmea Lutina e um Macho Malva, no total são 4 ovos galados, ou seja, ainda tem dois filhotes para nascer. Estou com grande espectativa quanto a cor dos filhotes, nascendo algum filhote Lutino eu vou ficar com ele para formar um novo casal para o ano que vem.
Aqui está a foto tirada alguns minutos depois do nascimento.
Estes são os pais dos filhotes.
Mudanças no sistema de criação de pássaros
Peguei e desmanchei a Gaiola de Criação Feita de Madeira que eu havia construido e estou fazendo outras gaiolas individuais, agora para criar os periquitos nelas, sendo que poderei criar 6 casais nelas.
As Calopsitas estão em duas “gaiolas” que eu ganhei, na verdade não são gaiolas, mas estão servindo muito bem. Coloquei os ninhos do lado de fora e já tenho um casal com ovos.
Os agapornis estão muito bem, eles cruzam e chocam sem problema algum. Espero agora finalmente poder tirar uma ninhada completa de Calopsitas, sendo que até agora só consegui um Filhote.
Quando as novas mudanças tiverem prontas vou postar as fotos.
Novo domínio do blog Casa dos Pássaros
A cerca de 4 meses atrás lançamos o Fórum Casa dos Passaros, sendo que já temos quase 100 inscritos e cerca de 200 mensagens postadas, sendo que o Fórum se tornou uma forma rápida e fácil de comunicação, sendo que conto com as mensagens de todos os membros para que ele cresça cada vez mais.
Receba nossas postagens de graça no seu email, basta se cadastrar aqui.
Criação de pássaros em Viveiro ou Colônias
Hoje vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de se criar agapornis, calopsitas, periquitos e outros psitacideos em viveiros. A criação em viveiros tem algumas vantagens, principamente se pensarmos no manejo dos pássaros que se torna muito mais rápido pois com 3 minutos podemos trocar a comida e a água de todo o viveiro. Isso economiza muito tempo e é uma grande vantagem para quem tem outro trabalho ou não tem um grande tempo disponivel. A limpeza também se torna mais rápida
Para criar em viveiros devemos tomar alguns cuidados, entre eles é bom destacar que devemos ter mais ninhos do que casais, isso evita (ás vezes) brigas entre as fêmeas pelos mesmos ninhos. O ideal seria termos 15 ninhos para cada 10 casais, sendo que estes ninhos deveriam ficar todos na mesma altura, se for possivel.
Outro ponto importante é que se for possivel devemos colocar apenas casais prontos dentro do viveiro, tomando este cuidado não acontecerão brigas para se formar os casais. Vale lembrar que normalmente são as fêmeas que escolhem os machos e que elas dão preferência para os machos mais novos. Um periquito doente poderá contaminar todo o viveiro.
Um ponto negativo nesta criação é que não temos muito controle sobre os cruzamentos, afinal quem garante que um fêmea não pulou a cerca. Os casais nos viveiros também demoram um pouco mais para criar.
E o principal ponto é que podem acontecer brigas entre casais (disputando ninhos, parceiros, comida) e o pior é que um casal pode atacar e matar os filhotes do ninho de outro casal.
Esses são alguns pontos importantes, caso você se lembre de outro nos fale que eu acrescento nesta postagem.
Criação de pássaros em Gaiolas Individuais
- Quem for criar neste sistema deverá estar preparado para gastar uma boa quantidade de dinheiro com gaiolas, comedouros e bebedouros, uma vez que cada casal terá que ter seu kit, contudo o dinheiro investido em ninhos será menor.
- O tempo gasto com a limpeza das gaiolas, bem como com a troca diária de água e comida será proporcionalmente maior em relação ao número de casais que você estiver criando.
Quando os futuros casais forem formados você terá que prestar atenção, pois brigas podem acontecer e você terá que intervir, afinal o pássaro que estiver apanhando não terá muito lugar para esconder.
As gaiolas individuais dificultam a transmissão de doenças entre os pássaros, ou seja, se um pássaro adoecer provavelmente as outras gaiolas não serão afetadas.
OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES:
A importância da Areia na Alimentação dos Canários
10 super dicas para escolher um pássaro saudável
- Pássaros saudáveis apresentam o Bico Limpo
e com formato e cor normal e durante o dia eles sempre ficam com os olhos abertos, brilhantes e com aspecto úmido; - Ele deve ficar pulando de um poleiro para o outro com movimentos rápidos e seguros;
- Os pés e patas devem estar sem escamas, ferimentos ou vermelhidão;
- Se durante o dia ele ficar embolado, ou com a cabeça debaixo das asas provavelmente ele estará doente;
- Compre de preferência de criadores conhecidos, as lojas veterinárias costumam vender refugos ou pássaros velhos;
- As penas deverão estar sempre bonitas e aderentes ao corpo, a não ser que ele esteja na muda;
- De preferência não compre quando eles estiverem na muda, mesmo que o vendedor ofereça um preço menor;
- A respiração não pode apresentar qualquer tipo de ruído, ou o pássaro ficar ofegante após um curto período de voo;
- Dê preferência compre filhotes ou pássaros anilhados, assim você evita comprar pássaros velhos e que não darão um bom retorno na reprodução;
- E a Principal dica é: Sempre desconfie de pássaros com preços muito baratos, pode ser que o pássaro tenha alguma doença, seja velho ou tenha problemas para reproduzir.
Essas são apenas algumas dicas importantes para que você compre sempre um pássaro de alta qualidade, que venha sem doenças e que com certeza vai deixar a sua casa mais bonita, lhe trazendo grande alegria quando ele começar a cantar.
A importância das verduras na alimentação dos canários
Muitas pessoas perguntam sobre a importância e necessidade de fornecer verduras e legumes para os canários, sendo que estes produtos, mesmo não sendo alimentos básicos dos pássaros, são muito apreciados e fazem bem a saúde geral das aves.
O principal ponto negativo de fornecermos verduras aos pássaros é o perigo que corremos quando não conhecemos a origem do alimento, pois o mesmo pode estar contaminado por algum agrotóxico e dependendo da concentração pode até mesmo levar a morte dos pássaros, por isso o ideal é fornecermos apenas alimentos que tenha origem comprovada e de qualidade. Também podemos colocar as verduras por 10 minutos em uma solução de água com vinagre, lavando am água corrente logo em seguida.
As principais verduras que podemos oferecer são a couve, almeirão e a chicória. É importante ressaltar que a alface não deve ser fornecida, pois ela é diurética e pode causar diarréias nos pássaros. De preferência também não devemos fornecer verduras nos primeiros 3 dias de vida dos filhotes.
Como curar os ferimentos da Pata dos Canários
Se o seu pássaro estiver com uma das patas levantada, faça uma inspeção visual e tente ver algo anormal. Caso você não consiga ver nada pegue-o com as mão para poder fazer uma análise mais precisa. Mosquitos, farpas ou sujeiras nos poleiros ou gaiolas com mau acabamento são alguns dos fatores que podem causar os problemas nas patas dos canários.
Se você notar que a pata está avermelhada, inchada ou quente, pode ser que alguma inflamação esteja começando no local, neste caso você deve ir até uma loja de produtos veterinários e comprar uma pomada anti-inflamatória, seguindo a prescrição da bula.
Assinar:
Postagens (Atom)