sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fotos dos Canários do Lucas Souza


O Lucas souza me enviou as fotos  dos seus canários belga, você pode vê-las abaixo. Aproveito para falar que se você tiver uma foto legal dos seus animais de estimação pode me enviar que eu irei publicar. Muito obrigado ao Lucas e vejam as fotos.

Fotos dos filhotes do segundo nascimento de agapornis de 2010


Vou deixar mais algumas fotos dos filhotes de agapornis que nasceram aqui em casa, esta é a segunda ninhada nascida neste ano. Eles são filhotes do meu casal de agapornis aqua-turquesa e desta vez nasceram filhotes com uma plumagem mais clara.


A Importância do banho para os canários e periquitos


Os pássaros na natureza costumam tomar banho diariamente, fazendo assim umamelhor higiene das penas e da pele, mantendo-os limpos e saudáveis. Você mesmo já deve ter visto um pardal tomando banho em uma poça de água da chuva. Este hábito pode e deve ser mantido com os nossos pássaros, afinal tanto canários belga, como os periquitos e calopsitas adoram tomar banho. A água do banho deve limpa e potável, pois alguns pássaros costumam beber ou pouco antes de começar a tomar o banho. Outro detalhe importante é retirar a banheira quando o pássaro acabar de tomar banho, isso evita que ele beba a água suja.


O ideal é que a banheira seja colocada na gaiola nos dias quentes e na parte da manhã, contudo se você quiser pode dar o banho todos os dias. Se você usar papel no fundo da gaiola torna-se muito importante retira-lo e troca-lo por um  novo e seco, isso evitará a propagação de fungos e bactérias.

Os canários adoram tomar banho e na época da muda é quase obrigatório deixar uma banheira para eles, além disto é sempre muito bonito ver um canário se banhando, abaixo você pode ver um vídeo retirado do YouTube (Criadouro Peruzzo) onde diversos canários se divertem tomando banho.

Aprenda a cortar unhas de canários belga e periquitos


O corte das unhas dos canários é uma tarefa fácil de ser realizada, contudo merece alguns cuidados especiais, pois acidentalmente você poderá cortar uma pequena veia presente na unha, causando um pouco de sangramento no local. Com o passar do tempo as unhas naturalmente irão crescer e poderão causar um grande desconforto no pássaro, além disto, é aconselhável aparar as unhas das fêmeas na época da reprodução, isso evita que a canária, ao sair do ninho, fique com a unha presa na aninhagem e acabe derrubando os ovos no fundo da gaiola.

O corte é simples, segure o canário com a palma de uma das mãos, tome cuidado para não aperta-los demais, utilize dedos para segurar a perna e com a outra mão faça o corte da unha. Você poderá usar um cortador de unhas ou então lixar a ponta da unha com uma lixa de manicure. Como já foi dito, preste atenção no veio de sangue presente na unha.

Não existe como evitar o crescimento das unhas, porém você poderá retardar um pouco colocando poleiros de diversas espessuras (uma mais fino, outro mais grosso…), esse procedimento busca imitar a natureza, onde os pássaros tem diversas opções de galhos para pousarem, assim acabam desgastando naturalmente as unhas.

Caso acidentalmente você corte no local errado e a unha comece a sangrar, lave o local com água fria e em poucos segundos o sangramento irá parar.

Fotos dos canários do Bruno Azevedo Gomes


Hoje é a vez de vermos as fotos  do casal de Canários Belga do Bruno Azevedo Gomes, é a primeira ninhada do casal e também é a primeira que o Bruno está criando, ou seja, ele está muito ansioso com o nascimento dos filhotes. As fotos não estão muito grandes mas dá pra ver o casal e os três ovos que já foram botados pela fêmea. Se você tiver alguma foto dos seus pássaros nos envie que colocaremos no site com o maior prazer. Aqui ficam as fotos dos canários, primeiro o macho, depois os ovos e a fêmea por último.
 


Canario belga reprodução


reprodução dos canários belga no Brasil  normalmente acontece nos meses de agosto até dezembro, sendo que os casais podem começar a serem preparados em meados de julho e então serem finalmente colocados juntos no inicio do próximo mês, ou seja, estamos na época ideal para conseguirmos obter sucesso na criação de filhotes de canários.


Já demos diversas dicas aqui no blog sobre como escolher e preparar os casais reprodutores, este é um passo importante pois as características dos pais irão passar para seus filhotes, assim, escolhendo os melhores casais você estará aprimorando sua criação e contará no futuro com pássaros mais bonitos, fortes, saudáveis e possivelmente serão ótimos cantores.

Lembre-se que todos os detalhes, por menores que sejam, fazem toda a diferença entre o sucesso e a tragédia durante a reprodução dos canários belgas, por isso clique aqui para ver as postagens e relembrar alguns dos principais passos para conseguir tirar uma grande ninhada de canários.

Fotos dos Canários do Claudio Cabral


O Claudio Cabral do Rio de Janeiro nos enviou as fotos do casal de canários belga que ele tem, o amarelo abaixo é uma fêmea e o outro é o macho. Eles estão juntos e tentado ter filhotes! Aproveite e nos envie as fotos dos seus canários.
 
 
Muito obrigado pela foto Claudio, e boa sorte com os filhotes.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Criação de periquitos em gaiolas individuais


Na postagem Mudanças no Sistema de Criação eu apontei alguns problemas que tive com a criação de calopsitas e periquitos em viveiros comunitários, diversas brigas e ataques a ninhos de outros casais me custaram a perda de diversos ovos e filhotes de calopsitas e periquitos. A solução que eu encontrei foi separar os casais e iniciar novamente.

No caso dos periquitos, eu peguei e desmontei uma gaiola feita de madeira e utilizei os materiais para fazer esta gaiola abaixo. Ela ficou espaçosa e muito cômoda para os casais. As portas foram feitas com forro de PVC e amarradas na madeira com abraçadeiras de plástico. Todos os materiais são baratos e fáceis de usar.


Os ninhos estão presos na gaiola por dois fios flexíveis, destes de fazer instalação elétrica, ou seja, eu posso remove-los para fazer limpeza, trocar o ninho ou apenas para ver os filhotes e coloca-los novamente no local. Para limpar basta raspar o fundo ou então colocar um papelão. Na parte de trás tem um espaço por onde as sujeiras passam, sem contar que posso lavar as prateleiras.

A idéia que quero deixar é que não é necessário ter muito dinheiro para ter uma pequena criação de pássaros, basta ter criatividade para fazer as instalações e principalmente respeito com os animais, ou seja, talvez seja mais fácil deixar 3 casais em um espaço onde caiba apenas um, mas os resultados serão péssimos e em casos extremos podem acontecer mortes.

Você pode iniciar uma criação comercial de Canário Belga?


Este artigo não tem a intenção de te fazer virar um criador comercial de Canários Belga, até porque, dependendo do número de casais que você pretende criar, você terá que dispor de tempo e dedicação total aos  canários.


Para se ter sucesso na criação são necessários alguns requisitos, dentre eles podemos destacar:

  • Gostar muito de pássaros:  Como toda profissão, se você não gostar do que faz vai acabar se demostivando e perdendo o interesse e quem vai sofrer com isso são os canários;
  • Ter algum dinheiro para investir: Afinal você precisará de comprar canários, gaiolas, comedouros, bebedouros, vitaminas, rações, sementes…;
  • Tempo Disponivel: Quanto mais casais você tiver mais tempo você irá gastar com eles, lembre-se que a água deverá ser trocada diariamente, que não pode faltar comida, quando os filhotes nascerem você terá mais trabalho ainda;
  • Espaço para criação: Neste ponto é extremamente importante observar que cada casal terá  pelo menos 10 filhotes por estação de cria, e que você terá que ter um espaço para os filhotes enquanto não os conseguir vender;
  • Parceiro que não reclame: Imagine sua esposa(o) todo dia reclamando do barulho, sujeira e outras coisas que acontecem na sua criação? Com certeza iria ser complicado administrar;
  • Disposição de aprender: Ninguém é dono da verdade, talvez um amigo ou outra pessoa tenha uma técnica que vai fazer você conseguir 5 filhotes a mais por ano em cada casal, ou diminuir o disperdício de comida, ou seja, você tem que aprender com as outras pessoas e melhorar sempre;
  • Pesquisa de mercado: Veja quem pode comprar os seus filhotes, qual o preço que irão pagar, quantos filhotes pretendem comprar, enfim, não adianta você ter canarios belga de ótima qualidade mas não ter ninguém para comprar.

Estas são 7 dicas básicas que todos devem seguir antes de iniciar qualquer tipo de criação de canários belga com fins comerciais. Lembre-se que todos os grandes criadores começaram com poucos casais e ao longo do tempo aumentaram e aprimoraram suas criações, conseguindo desta forma sucesso. Todas as dicas acima servem para quem quer criar Agapornis, Calopsitas, Periquitos Australianos ou qualquer outro pássaro.

Aproveite e veja a nossa série de postagens com dicas para você aprender a criar canários belga,basta clicar aqui.

Cuidados com a água que seus canários bebem


A água é o elemento fundamental e indispensável para todos os organismos vivos e deve ser consumida de forma abundante ou com certeza acabaremos morrendo em pouquíssimos dias. Este é um dos grandes motivos para sempre oferecermos água de qualidade para nossos canários, uma vez que a presença de impurezas como bactérias, produtos químicos ou sujeiras com certeza irão comprometer a saúde, o desenvolvimento e a fertilidade dos canários e outros pássaros, levando até mesmo a morte.

O ideal é oferecer água mineral ou filtrada tanto para beber quanto para tomar banho, pois inevitavelmente eles beberão a água destinada ao banho, você também pode ferver a água para matar qualquer tipo de microorganismo que esteja presente.


Devemos trocar a água diariamente, de preferência na parte da manhã, para que as aves tenham sempre água fresca e limpa para tomar ao longo do dia. Outro detalhe importante é que devemos de preferência usar bebedouros externos para servimos água, pode ser de formato “garrafinha” ou o “meia Lua” isso evita que os pássaros defequem dentro da água e com isso a contaminem. Se você não tiver estes potinhos coloque não coloque a água debaixo dos poleiros, ou os canários vão acabar sujando toda a água.

Deixe um comentário falando os cuidados que você toma com a água dos seus pássaros ou então nos fale alguma dica.

Adaptação dos pássaros no novo criador


De vez em quando recebo mensagens onde um leitor diz que comprou um ótimo canário, que o viu cantando mas que assim que eles chegaram em casa o pássaro diminuiu muito ou até mesmo parou de cantar, outros dizem que o pássaro adoeceu e em casos extremos até mesmo morreu.

Nestes casos, o canário está enfrentando problemas para se adaptar em sua nova casa uma vez que existem diversos fatores que podem interferir e estressar o canário, veja alguns:

  • CLIMA DIFERENTE:  Temperatura, umidade e qualidade do ar;
  • AMBIENTE DIFERENTE: Pessoas, gaiolas, espaço físico, comedouros e bebedouros;
  • ALIMENTAÇÃO: Sementes, verduras ou farinhada diferentes;
  • ILUMINAÇÃO: Luz natural ou artificial diferentes;
  • RUIDOS:  Sons diferentes e muitos outros.

Diante de tantas variáveis alguns canários belga acabam se estressando, com isso seu  metabolismo pode acabar se modificando, provocando desde leves diarréias até mesmo a muda de penas.
Você deve tomar alguns cuidados importântes quando adquirir novos canários, minimizando qualquer estresse que o canário possa a sentir:

  • Observe os comedouros e bebedouros que o pássaro está acostumado, alguns canários acostumados com potes normais de água terão dificuldades em encontrar a água nos potes tipo garrafinha;
  • Pergunte qual alimentação que o pássaro recebe e faça uma transição gradual para a que você fornece para os seus;
  • Mantenha uma iluminação próxima a que o canário estava acostumado e vá mudando aos poucos
  • É importante que TODOS os pássaros que compramos fiquem em um período de quarentena, pois ele pode parecer sadio e estar com algum problema de saúde.

Seguindo as dicas acima você terá um canário cantando desde o primeiro minuto que ele chegar na sua casa.
Aproveite e tire um minuto para responder a nossa pesquisa e ganhar um super kit de produtos,basta clicar aqui.

Use corretamente o ninho e o poleiro na sua gaiola


Muitas pessoas quando estão arrumando uma gaiola para colocar o seu canário belga, periquito ou qualquer outro pássaro não prestam atenção na posição dos poleiros e do ninho, acham que estes detalhes não irão afetar em nada o pássaro, contudo isto é um erro, que apesar de simples, pode e deve ser corrigido.

O ninho para canário belga deve ser colocado na grade traseira da gaiola, ficando distante pelo menos 1cm da grade lateral, isto faz com que as fezes dos futuros filhotes não fiquem acumuladas na grade e caiam dentro do próprio ninho.


O poleiro deve ficar afastado do ninho cerca de 2 cm para que as fezes dos pais não caiam dentro do próprio ninho, outro detalhe importante e colocar o poleiro em uma posição um pouco mais alta do que o ninho, com isso, a fêmea ao sair do ninho irá para este poleiro que está mais próximo dela, evitando vôos longos.

Estes dois pequenos detalhes irão fazer uma grande diferença, pois se os ovos estiverem sujos de fezes provavelmente não irão nascer filhotes, já a fêmea ao voar para o poleiro mais próximo não irá fazer movimentos bruscos, e com isso a chance dela arremessar um ovo ou filhote para fora do ninho diminuem muito.

Download de cantos para ensinar filhotes de canário belga


Uma das melhores formas dos filhotes de canário belga aprenderem a cantar é com o auxilio de um CD com o canto gravado, a colocação do CD fará com que os filhotes aprendam o canto rapidamente e de uma forma correta, desde que a gravação seja de boa qualidade e que não contenha ruidos ou chiados no áudio.

O processo de aprendizagem é simples, com cerca de 4 meses os filhotes começam a ensaiar os primeiros cantos, com isso você deve deixar o CD tocando por 1 hora durante a parte da manhã e por mais uma hora a tarde, este tempo é o suficiente para que em pouco tempo seu filhote desenvolva o canto.

Vou deixar aqui 5 cantos de Canário Belga para que vocês possam baixar e usar para ensinar os seus filhotes.
Canto de Canário Belga 01
Canto de Canário Belga 02
Canto de Canário Belga 03
Canto de Canário Belga 04
Canto de Canário Belga 05

Filhotes de Agapornis Lutino


Hoje nasceram dois filhotes do meu outro casal de Agapornis, sendo uma Fêmea Lutina e um Macho Malva, no total são 4 ovos galados, ou seja, ainda tem dois filhotes para nascer. Estou com grande espectativa quanto a cor dos filhotes, nascendo algum filhote Lutino eu vou ficar com ele para formar um novo casal para o ano que vem.

Aqui está a foto tirada alguns minutos depois do nascimento.

 
Estes são os pais dos filhotes.
 
 

Mudanças no sistema de criação de pássaros


Após muitos problemas com brigas entre casais, especialmente os de periquitos, e com algumas desiluções com as Calopsitas eu resolvi trocar meu sistema de criação de psitacideos. Primeiramente parei de criar exóticos, ou seja, vendi ou dei meus Manons, Diamantes Sparrow e Mandarins, com isso vou ter mais tempo para focarexclusivamente na criação de Psitácideos.

Peguei e desmanchei a Gaiola de Criação Feita de Madeira que eu havia construido e estou fazendo outras gaiolas individuais, agora para criar os periquitos nelas, sendo que poderei criar 6 casais nelas.

As Calopsitas estão em duas “gaiolas” que eu ganhei, na verdade não são gaiolas, mas estão servindo muito bem. Coloquei os ninhos do lado de fora e já tenho um casal com ovos.

Os agapornis estão muito bem, eles cruzam e chocam sem problema algum. Espero agora finalmente poder tirar uma ninhada completa de Calopsitas, sendo que até agora só consegui um Filhote.

Quando as novas mudanças tiverem prontas vou postar as fotos.

Novo domínio do blog Casa dos Pássaros


Olá amigos e leitores do Blog Casa dos Pássaros, é com muito alegria que venho falar estamos agora com um dominio novo e muito mais fácil de ser decorado, agora somos www.casadospassaros.net.

Cerca de 10 meses depois de ser lançado, chegamos a números muito bom, o sitetem mais de 100 leitores de Feed e mais de 110 seguidores até agora. Todos os dias mais de 400 visitantes únicos passam por nossas páginas, onde encontram respostas para suas dúvidas e muitas dicas.

A cerca de 4 meses atrás lançamos o Fórum Casa dos Passaros, sendo que já temos quase 100 inscritos e cerca de 200 mensagens postadas, sendo que o Fórum se tornou uma forma rápida e fácil de comunicação, sendo que conto com as mensagens de todos os membros para que ele cresça cada vez mais.

Nem tudo deu certo neste periodo, muitas vezes as criações não são como esperamos, sem contar problemas com internet que me fizeram ficar mais de 10 dias sem poder atualizar o blog.

Neste ano que está chegando vamos ter várias novidades, teremos promoções e sorteios de brindes, além de muitas postagens e interatividade com os leitores. A área para enviar as fotosdos seus pássaros continua funcionando e você também poderá solitar alguma postagem sobre um assunto que você tenha dúvida ou queira saber mais detalhes.
 
Receba nossas postagens de graça no seu email, basta se cadastrar aqui.

Criação de pássaros em Viveiro ou Colônias


Hoje vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de se criar agapornis, calopsitas, periquitos e outros psitacideos em viveiros. A criação em viveiros tem algumas vantagens, principamente se pensarmos no manejo dos pássaros que se torna muito mais rápido pois com 3 minutos podemos trocar a comida e a água de todo o viveiro. Isso economiza muito tempo e é uma grande vantagem para quem tem outro trabalho ou não tem um grande tempo disponivel. A limpeza também se torna mais rápida


Para criar em viveiros devemos tomar alguns cuidados, entre eles é bom destacar que devemos ter mais ninhos do que casais, isso evita (ás vezes) brigas entre as fêmeas pelos mesmos ninhos. O ideal seria termos 15 ninhos para cada 10 casais, sendo que estes ninhos deveriam ficar todos na mesma altura, se for possivel.

Outro ponto importante é que se for possivel devemos colocar apenas casais prontos dentro do viveiro, tomando este cuidado não acontecerão brigas para  se formar os casais. Vale lembrar que normalmente são as fêmeas que escolhem os machos e que elas dão preferência para os machos mais novos. Um periquito doente poderá contaminar todo o viveiro.

Um ponto negativo nesta criação é que não temos muito controle sobre os cruzamentos, afinal quem garante que um fêmea não pulou a cerca. Os casais nos viveiros também demoram um pouco mais para criar.

E o principal ponto é que podem acontecer brigas entre casais (disputando ninhos, parceiros, comida) e o pior é que um casal pode atacar e matar os filhotes do ninho de outro casal.

Esses são alguns pontos importantes, caso você se lembre de outro nos fale que eu acrescento nesta postagem.

Criação de pássaros em Gaiolas Individuais


A criação de pássaros em gaiolas individuais é o mais indicado para quem quer ter bons resultados na criação ou então para quem quer ser um criadorprofissional. Entre as vantagens podemos citar o controle eficaz dos cruzamentos e a maior quantidade de filhotes por temporada de criação.


  • Quem for criar  neste sistema deverá estar preparado para gastar uma boa quantidade de dinheiro com gaiolas, comedouros e bebedouros, uma vez que cada casal terá que ter seu kit, contudo o dinheiro investido em ninhos será menor.
  • O tempo gasto com a limpeza das gaiolas, bem como com a troca diária de água e comida será proporcionalmente maior em relação ao número de casais que você estiver criando.
  • Quando os futuros casais forem formados você terá que prestar atenção, pois brigas podem acontecer e você terá que intervir, afinal o pássaro que estiver apanhando não terá muito lugar para esconder.
As gaiolas individuais dificultam a transmissão de doenças entre os pássaros, ou seja, se um pássaro adoecer provavelmente as outras gaiolas não serão afetadas.
OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES:

A importância da Areia na Alimentação dos Canários


A digestão das aves começa na moela quando a contração dos músculos acaba esmagando os alimentos que são ingeridos. A areia funciona como se fossem dentes, triturando os alimentos em pedaços minúsculos e extraindo todas as vitaminas e proteínas presentes. Alguns cuidados devem ser tomados, ou seja, não podemos pegar areia na rua e servir para nossos pássaros, pois esta areia provavelmente estará contaminada com diversas bactérias e outros agentesnocivos que podem causar a morte dos nossos canários, periquitos, calopsitas ou outras aves.
 
Existem diversos produtos prontos no mercado, um dos mais comuns é o Grit, ele consiste em uma mistura de areia, carvão moído e farinha de ostras. A areia ou Grit devem ficar sempre a disposição na gaiola mas não tem necessidade de ser em grandes quantidades.





Podemos fazer em casa nossa própria areia, para isso pegue um pouco de areia e lave bem em agua corrente, depois deixe secar no sol e se possivel deixe alguns minutos no forno bem quente. Você também pode pegar cascas de ovos, seca-las e torra-las um pouco no forno, após isso triture no liquidificador (não deixe virar pó), misture a areia e a casca de ovo e sirva para os seus pássaros.

10 super dicas para escolher um pássaro saudável


Sempre que você for comprar um pássaro, seja para admirar seu canto e/ou sua beleza, ou então para formar casais com a intenção de tirar filhotes para vender, você deve prestar atenção a alguns pontos básicos que vão diminuir ou dificultar a compra de pássaros doentes.

Abaixo eu coloco uma relação com 10 dicasque serão muito úteis na hora de fazer a compra.


 
 
  1. Pássaros saudáveis apresentam o Bico Limpo e com formato e cor normal e durante o dia eles sempre ficam com os olhos abertos, brilhantes e com aspecto úmido;
  2. Ele deve ficar pulando de um poleiro para o outro com movimentos rápidos e seguros;
  3. Os pés e patas devem estar sem escamas, ferimentos ou vermelhidão;
  4. Se durante o dia ele ficar embolado, ou com a cabeça debaixo das asas provavelmente ele estará doente;
  5. Compre de preferência de criadores conhecidos, as lojas veterinárias costumam vender refugos ou pássaros velhos;
  6. As penas deverão estar sempre bonitas e aderentes ao corpo, a não ser que ele esteja na muda;
  7. De preferência não compre quando eles estiverem na muda, mesmo que o vendedor ofereça um preço menor;
  8. respiração não pode apresentar qualquer tipo de ruído, ou o pássaro ficar ofegante após um curto período de voo;
  9. Dê preferência compre filhotes ou pássaros anilhados, assim você evita comprar pássaros velhos e que não darão um bom retorno na reprodução;
  10. E a Principal dica é: Sempre desconfie de pássaros com preços muito baratos, pode ser que o pássaro tenha alguma doença, seja velho ou tenha problemas para reproduzir.

Essas são apenas algumas dicas importantes para que você compre sempre um pássaro de alta qualidade, que venha sem doenças e que com certeza vai deixar a sua casa mais bonita, lhe trazendo grande alegria quando ele começar a cantar.

A importância das verduras na alimentação dos canários


Muitas pessoas perguntam sobre a importância e necessidade de fornecer verduras e legumes para os canários, sendo que estes produtos, mesmo não sendo alimentos básicos dos pássaros, são muito apreciados e fazem bem a saúde geral das aves.

O principal ponto negativo de fornecermos verduras aos pássaros é o perigo que corremos quando não conhecemos a origem do alimento, pois o mesmo pode estar contaminado por algum agrotóxico e dependendo da concentração pode até mesmo levar a morte dos pássaros, por isso o ideal é fornecermos apenas alimentos que tenha origem comprovada e de qualidade. Também podemos colocar as verduras por 10 minutos em uma solução de água com vinagre, lavando am água corrente logo em seguida.

As principais verduras que podemos oferecer são a couve, almeirão e a chicória. É importante ressaltar que a alface não deve ser fornecida, pois ela é diurética e pode causar diarréias nos pássaros. De preferência também não devemos fornecer verduras nos primeiros 3 dias de vida dos filhotes.

Como curar os ferimentos da Pata dos Canários


Se o seu pássaro estiver com uma das patas levantada, faça uma inspeção visual e tente ver algo anormal. Caso você não consiga ver nada pegue-o com as mão para poder fazer uma análise mais precisa. Mosquitos, farpas ou sujeiras nos poleiros ou gaiolas com mau acabamento são alguns dos fatores que podem causar os problemas nas patas dos canários.
 
Se você notar que a pata está avermelhada, inchada ou quente, pode ser que alguma inflamação esteja começando no local, neste caso você deve ir até uma loja de produtos veterinários e comprar uma pomada anti-inflamatória, seguindo a prescrição da bula.
 
Feminentos na pata de um canário
Caso a inflamação esteja em um estado muito avançado, você também poderá ministrar um antibiótico diretamente no bico do pássaro e complementar o tratamento colocando 3 gotas de Complexo B na água de beber. Caso tenha algum corte você pode aplicar Iodo
 
O ideal seria procurar um médico veterinário sempre que os nossos pássaros tivessem alguma doença ou ferimento, contudo é dificil encontrar especialistas em aves e em algumas cidades é dificil até mesmo encontrar o veterinário. As dicas que apresento aqui no site servem como ajuda para quem está em alguma das situações acima.